Tamis - definitie. Wat is Tamis
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is Tamis - definitie

Tâmiles; Tâmis; Tâmules; Tamil (povo)
  • 300px

Tamis         
m.
Espécie de peneira, para substâncias pulverizadas ou líquidos espessos.
Tecido de lan, inglês.
(Do b. lat. "tamisium")
tamis         
sm (fr tamis)
1 Espécie de peneira de seda, para substâncias pulverizadas ou líquidos espessos.
2 Tecido de lã inglês.
KK Tamiš         
|extintoem = |ginasio = SRC Strelište|capacidade = 1.100|local = Pančevo|mando = |presidente = Bojan Jovičić|treinador = Darko Jovičić|patrocinio = |material = |liga = KLS|temporada = |rankingnac = |site = Sítio Oficial|cores = }}O Košarkaški klub Tamiš (sérvio:Кошаркашки клуб Тамиш), chamado também de KK Tamiš, é um clube profissional de basquetebol sediado na cidade de Pančevo, Sérvia que atualmente disputa a Liga Sérvia.

Wikipedia

Tâmeis

Os tâmeis, tâmiles, tâmis ou tâmules (em tâmil: தமிழர், transl. tamiḻar) são um grupo étnico nativo de Tâmil Nadu, um estado da Índia, e da região nordeste do Seri Lanca. Falam predominantemente o tâmil, e têm uma história registrada que data em cerca de dois milênios. Comunidades de imigrantes tâmeis podem ser encontradas por todo o mundo.

Os tâmeis são maioritariamente hinduístas, com consideráveis populações cristãs e muçulmanas, enquanto os tâmeis jainistas formam uma minoria reduzida. Os tâmeis constituem 5,9 por cento da população da Índia (concentrando-se principalmente em Tamil Nadu), quinze por cento da população do Sri Lanca, seis por cento da população de Maurícia, sete por cento da população da Malásia e cinco por cento da população de Singapura. Os tâmeis, com uma população de aproximadamente 76 000 000 de pessoas e com uma história documentada que remonta a 2 000 anos atrás, são um dos maiores e mais velhos grupos etnolinguísticos existentes atualmente no mundo.

Do século IV a.C. em diante, a urbanização e a atividade mercantil ao longo das costas leste e oeste do que são hoje Querala e Tamil Nadu levaram ao desenvolvimento de quatro grandes estados tâmeis (cheras, império Chola, império Pandia e Palava) e vários estados menores, sendo que todos lutavam entre si em busca da supremacia. O reino de Jafanapatão, habitado por tâmeis do Seri Lanca, era um dos mais poderosos reinos do Seri Lanca, e controlava grande parte do norte da ilha.

Os tâmeis eram conhecidos por sua influência sobre o comércio regional no oceano Índico. Artefatos marcando a presença de comerciantes romanos mostram que era ativo o comércio direto entre Roma e o sul da Índia. Há registros de que os pandias enviaram ao menos duas embaixadas diretamente para o imperador Augusto, em Roma. Os pandias e os cholas foram historicamente ativos no Seri Lanca. A dinastia chola invadiu com sucesso várias áreas no sudeste da Ásia, incluindo o poderoso império Serivijaia e a cidade estado malaia de Quedá. Guildas tâmeis medievais e organizações comerciais como Ayyavole e Manigramam tiveram um importante papel nas redes de comércio do sudeste da Ásia. Comerciantes e líderes religiosos pallavas viajaram para o sudeste da Ásia e tiveram um importante papel na indianização cultural da região. Escrituras levadas por comerciantes tâmeis para o sudeste da Ásia, particularmente as em escrita grantha ou pallava, levaram ao desenvolvimento de muitas escritas do sudeste da Ásia, como o alfabeto khmer, a escrita kawi javanesa, a escrita baybayin e o alfabeto tailandês.

A língua tâmil é uma das línguas clássicas de vida mais longa, com uma história que remonta a 300 a.C. A literatura tâmil é dominada pela poesia, especialmente a literatura Sangam, que é composta por poemas feitos entre 300 a.C. e 300 d.C. O mais importante autor tâmil foi o poeta e filósofo Tiruvalluvar, que escreveu o Tirukkuṛaḷ, um grupo de tratados sobre ética, política, amor e moralidade amplamente considerado a maior obra da literatura tâmil. A arte visual tâmil é dominada pela arquitetura dravídica e pela produção de estátuas de divindades em pedra e bronze. As estátuas em bronze cholas, especialmente as Nataraja, se tornaram famosos símbolos do hinduísmo. Os destaques das artes cênicas tâmeis são sua dança clássica (Bharatanatyam) e sua dança popular (Koothu). A música clássica tâmil é dominada pela música carnática e pelos gêneros populares gaana e dappan koothu.

Embora a maioria dos tâmeis seja hindu, muitos (especialmente os da área rural) praticam a chamada religião popular dravídica, venerando várias divindades de vilas. Muitos tâmeis são muçulmanos ou cristãos. Uma pequena comunidade jainista sobrevive desde os tempos clássicos. A cozinha tâmil possui vários itens vegetarianos e não vegetarianos, e vários temperos locais. A antiga música tâmil, a arquitetura de templos e as esculturas estilizadas continuam a ser aprendidas e praticadas. O historiador e radialista inglês Michael Wood chamou os tâmeis de a mais antiga civilização clássica da Terra ainda existente, porque os tâmeis preservaram elementos substanciais do seu passado relacionados às crenças, cultura, música e literatura, não obstante a influência da globalização.

Voorbeelden uit tekstcorpus voor Tamis
1. In northern Serbia, other tributary rivers, the Tisa and Tamis, also threatened to overflow their banks.
2. The Sava, Tisa and Tamis rivers have also reached dangerous levels.
3. But, he said, they were going through severe financial hardships after Cynthia Tamis‘ personnel business went bankrupt in 2003.
4. Citizens and police are trying to build defences against the Danube as well as the Sava, Tisa and Tamis rivers.
5. In northern Serbia, the Danube tributaries of Tisa and Tamis were pushing floodwaters into several towns, preventing students from getting to school, blocking roads and submerging farms.